Grande SP ainda tem 14 mil imóveis sem energia elétrica neste domingo após chuva moderada, segundo a Enel

21/10/2024
Fonte: G1

Cidades da Grande São Paulo, como Barueri, São Bernardo do Campo, Mauá e São Paulo continuam sem energia elétrica neste domingo (20).

A assessoria de imprensa da Enel informou, em nota, ao g1 SP e a TV Globo que "alguns clientes tiveram o serviço afetado em função das chuvas" do sábado (19).

Segundo a empresa, no estado de São Paulo há 14.821 mil clientes sem energia elétrica até as 15h56 deste domingo (20). Segundo informações apuradas pela GloboNews, a assessoria da empresa afirmou que "não há nenhum caso residual do apagão de semana passada".

Porém, a empresa não informou quantos imóveis desse total divulgado são das chuvas moderadas que atingiram a Região Metropolitana de São Paulo no dia 19 e nem onde estão localizados os imóveis dos clientes. (Leia a nota na íntegra abaixo).

Sem previsão de tempestade

A Defesa Civil do Estado de São Paulo afirma que não há risco de tempestade neste domingo (20).

"Os atuais modelos meteorológicos indicam possibilidade para pancadas de chuva isoladas, seguidas por raios em especial nos municípios que fazem divisa com o sul de Minas Gerais", completou a nota.

Para a capital, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE) diz que há previsão de garoa e chuviscos no decorrer do dia, alternados com com períodos de melhoria.

Até o dia 20 deste mês, a capital teve 36, 9 mm de chuva, o que corresponde a 32,7% dos 112,7 mm esperados para outubro, segundo dados do CGE.

Após o temporal da última sexta-feira (11), moradores do estado ficaram cerca de 6 dias sem energia. Somente na quinta-feira (17), a Enel informou que tinha normalizado a distribuição de energia para quase todas as residências da Grande SP.

Ao todo, segundo a própria Enel, 3,1 milhões de endereços foram afetados.

O anúncio da normalidade da energia aconteceu horas antes de vencer o prazo dado tanto pelo Ministério das Minas e Energia quanto pela Justiça, para que a luz fosse restabelecida em todas as cidades.

Na segunda-feira (14), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o ministério estipularam o limite de três dias para que a concessionária resolvesse os problemas mais graves na Grande SP.

Em liminar obtida pela Defensoria do Estado na terça (15), a Justiça de São Paulo também deu prazo de 24 horas para a Enel restabelecer a energia elétrica para os imóveis afetados pelo temporal de sexta-feira (11).

Na decisão liminar previu multa de R$ 100 mil por hora em caso de descumprimento. Segundo o Tribunal de Justiça, o prazo começa a ser contado só na segunda-feira (21), a partir da intimação do representante legal da empresa e da publicação da sentença no Diário Oficial da Justiça, que acontecerá neste sábado (18).