Mesmo com o anúncio de que não havia conquistado o primeiro lugar do prêmio "Melhores Escolas do Mundo 2024" (World's Best School Prizes, no nome original, em inglês), estudantes e professores da Escola Estadual Deputado Pedro Costa, no Tucuruvi, Zona Norte de São Paulo, comemoraram terem conseguido ficar no top 3 e ser a única representante brasileira na competição.
"Sintam-se premiados. Vocês são grandes, vocês são gigantes, e ninguém pode parar vocês", afirmou a diretora Janaína Freire aos alunos depois da premiação anunciar que o Colégio María de Guadalupe, de Buenos Aires, Argentina, havia ficado em primeiro lugar.
O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (24). O prêmio é da T4 Education, uma plataforma global que reúne uma comunidade de mais de 200 mil professores de mais de 100 países com o objetivo de transformar a educação no mundo.
A escola da Zona Norte concorreu ao prêmio pela categoria Colaboração Comunitária por causa dos projetos de xadrez e atletismo, que tiveram o apoio da ONG Parceiros da Educação para implementar.
Em junho, quando as dez finalistas de cada categoria foram anunciadas, o g1 visitou o Pedro Costa para entender as iniciativas e saber sobre a história do colégio. Os professores responsáveis pelos projetos foram Leonardo Alcântara, de Xadrez, e Luiz Fernando Junqueira, de Atletismo.
Estudantes, professores e o secretario da Educação, Renato Feder, se reuniram 7h no pátio da escola para aguardarem o anúncio do grande vendedor. E mesmo com o resultado apontando a escola argentina como a grande vencedora, houve festa entre os estudantes.
"Essa escolha é maravilhosa e esse concurso veio coroar uma gestão incrível da diretora Janaina, com um time maravilhoso. Ela toca essa escola com muito amor, carinho, atenção, e as crianças são incríveis. E o concurso veio para isso, mostrar como um projeto que envolve xadrez e esporte consegue transformar a realidade da comunidade". Estou muito satisfeito e muito orgulhoso. Um dos dias mais emocionantes da minha vida", afirmou o secretário Renato Feder.
"O Pedro Costa inspira outros professores, outros gestores, a mostrar o seus exemplos. Mas temos no estado inteiro mais exemplos maravilhosos e os casos do estado de São Paulo estão aparecendo e brilhando", ressaltou o secretario.
Matéria completa: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2024/10/24/finalista-em-premio-melhor-escola-do-mundo-escola-estadual-da-zona-norte-de-sp-comemora-top-3.ghtml